Deus criou o homem porque adora histórias. (E.Wiesel)
Espalhe amor por onde quer que vá : Primeiro que tudo na sua própria casa. Dê amor aos seus filhos, à sua esposa ou ao seu marido, ao vizinho do lado... Não deixe que alguém saia junto de si sem ir melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de Deus ; bondade no seu rosto, bondade nos seus olhos, bondade no sorriso, bondade na sua saudação calorosa.
(Madre Tereza)


sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Uma ajuda

Um dia eu estava à frente da minha casa secando o meu carro. Tinha acabado de o lavar e esperava a minha esposa para sair para o trabalho. 
Vi, a descer a rua um homem que a sociedade consideraria um mendigo.
Pela sua aparência, não tinha carro, nem casa, nem roupa limpa e nem dinheiro.
Algumas vezes sentimo-nos generosos, mas há outras em que nós não queremos ser incomodados.
Este era um dia do "não quero ser incomodado".
-"Espero que não venha pedir-me dinheiro", pensei. Não veio.
passou e sentou-se em frente, no meio da paragem de autocarros e não parecia ter dinheiro nem mesmo para apanhar o autocarro. Após alguns minutos falou:
- Tem um carro muito bonito!
Sua voz era áspera, mas tinha um ar de dignidade à volta dele.
Eu agradeci e continuei a secar o carro. Ele ficou lá, quieto sentado enquanto eu trabalhava.



O previsto pedido por dinheiro afinal não veio. 
Enquanto o silêncio aumentava, uma voz, dentro do meu coração dizia-me:
- "Pergunte-lhe se precisa de alguma ajuda!"
Eu tinha a certeza que responderia que sim, mas atendendo ao meu coração insistente perguntei:
- Você precisa de ajuda?
Ele respondeu com três simples palavras, acompanhadas de um sorriso, que me sacudiram por dentro:
- Quem não precisa?  Eu preciso de ajuda. Não para o bilhete do autocarro ou um lugar para dormir, mas eu preciso de ajuda!
Peguei na minha carteira e dei-lhe algum dinheiro, não somente o bastante para o bilhete do autocarro, mas também para conseguir uma refeição melhor.

Aquelas três palavras ainda soam verdadeiras, não importa o que fomos, quanto nós temos, e  o quanto nós já realizámos...
Nós também precisamos de ajuda.
Afinal "quem não precisa?"
Ainda assim... se já não precisa de ajuda, ajude os outros que precisam. e há tantas maneiras de ajudar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário