Deus criou o homem porque adora histórias. (E.Wiesel)
Espalhe amor por onde quer que vá : Primeiro que tudo na sua própria casa. Dê amor aos seus filhos, à sua esposa ou ao seu marido, ao vizinho do lado... Não deixe que alguém saia junto de si sem ir melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de Deus ; bondade no seu rosto, bondade nos seus olhos, bondade no sorriso, bondade na sua saudação calorosa.
(Madre Tereza)


segunda-feira, 13 de março de 2017

Amar até ao fim

Carlos foi ao médico mostrar o resultado das análises.
 Estava nervoso. 
O doutor atentamente vai olhando para os relatórios das análises.
 Depois de ler tudo atentamente volta-se para Carlos e diz:
- O senhor pediu-me que lhe dissesse toda a verdade não é? As análises acusam o que eu já suspeitava: - O senhor está leproso!
 Para surpresa do médico o paciente ficou indiferente ao que o médico acabava de revelar.
Carlos começa então a chorar, mas ao mesmo tempo rindo-se de emoção disse:


- O senhor doutor acaba de me dar uma grande felicidade!...
O médico chegou a duvidar se Carlos estaria ou não a passar por algum momento de loucura. E volta a repetir:
- Senhor Carlos, o senhor contraiu a lepra! - Sabe o que isso significa?
Mas ele sem se importar continuou:
- Senhor doutor eu sou casado. Era muito feliz com a minha esposa, até ao dia em que ela precisou de se separar de mim por ter contraído esta doença. Agora encontra-se fechada numa leprosaria, isolada do mundo, longe de tudo e todos. Eu fiquei só. Não suportava mais viver longe dela. Mas agora com esta notícia que me está a dar, posso finalmente ir para a sua companhia... Vou viver o resto da minha vida ao lado de quem sempre amei. Junto da minha mulher voltarei a ser feliz...mesmo com a lepra!...
O médico atentamente escutou mas ficou sem palavras.
Carlos sai do consultório levando consigo o atestado médico, enquanto o doutor permaneceu longo tempo pensativo.
Aquelas palavras fortes e diretas ficaram a ecoar no seu coração.
Pedrosa Ferreira-adaptado.

A maior doença do Ocidente hoje não é a lepra nem a tuberculose; é ser indesejado, não ser amado e ser abandonado. Nós podemos curar as doenças físicas com a medicina, mas a única cura para a solidão, para o desespero e para a desesperança é o amor. Há muitas pessoas no mundo que estão morrendo por falta de um pedaço de pão, mas há muito mais gente morrendo por falta de um pouco de amor.
 A pobreza no Ocidente é um tipo diferente de pobreza – não é só uma pobreza de solidão, mas também de espiritualidade. Há uma fome de amor e uma fome de Deus.
Madre Tereza de Calcutá

Nenhum comentário:

Postar um comentário