Deus criou o homem porque adora histórias. (E.Wiesel)
Espalhe amor por onde quer que vá : Primeiro que tudo na sua própria casa. Dê amor aos seus filhos, à sua esposa ou ao seu marido, ao vizinho do lado... Não deixe que alguém saia junto de si sem ir melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de Deus ; bondade no seu rosto, bondade nos seus olhos, bondade no sorriso, bondade na sua saudação calorosa.
(Madre Tereza)


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Deus criou o mal?

Um professor universitário lançou um desafio aos alunos com a seguinte pergunta: "Deus criou tudo o que existe ?"
- Concerteza! - responderam vários dos seus alunos.
O professor contrapôs: 
- Se Deus criou tudo o que existe, então Deus criou o mal, já que o mal existe! E se Deus criou o mal é porque é mau!
Um estudante levantou imediatamente a mão e, logo que lhe foi permitido falar disse:
- Posso fazer-lhe uma pergunta, senhor professor? O frio e a escuridão existem?
- Claro que sim - respondeu o mestre. Mas que raio de pergunta é essa!?...É lógico que existem, ou acaso nunca viste a escuridão ou sentiste frio?
O aluno respondeu:
- Na realidade, senhor professor, nem o frio nem a escuridão existem. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na verdade é a ausência de calor. Todos os corpos ou objectos são passíveis de estudo quando possuem ou transmitem energia. E a escuridão tão pouco existe. A escuridão. na verdade é a ausência de luz. A luz podemo-la estudar, a escuridão, não! Através do prisma de Nichols, pode decompor-se a luz branca nas suas vária cores, com os diferentes comprimentos de onda. A escuridão, não! Como se pode saber quanto escuro está em determinado espaço, com base na quantidade de luz presente neste espaço?
E continuou:
- O mal também não existe, senhor professor, ou pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem!
Em conformidade com os casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus!

O aluno que fez estas considerações foi Albert Einstein, que mais tarde recebeu o Prémio Nobel da Física e se veio a revelar num dos maiores cientistas de sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário