Deus criou o homem porque adora histórias. (E.Wiesel)
Espalhe amor por onde quer que vá : Primeiro que tudo na sua própria casa. Dê amor aos seus filhos, à sua esposa ou ao seu marido, ao vizinho do lado... Não deixe que alguém saia junto de si sem ir melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de Deus ; bondade no seu rosto, bondade nos seus olhos, bondade no sorriso, bondade na sua saudação calorosa.
(Madre Tereza)


sábado, 10 de setembro de 2011

Vamos salvar-nos juntos

Um dia de verão, numa mata muito visitada, deflagrou um incêndio. Todos fugiram espavoridos e assustados. Todos, não. Ficou um cego e um coxo. Apanhado pelo medo e dando trambolhões, o cego encaminhava-se precisamente para a frente do fogo.
- Nessa direção não ! Gritou-lhe o coxo.
-Vais mesmo parar no meio das chamas !
-Em que direção, então devo ir ?-perguntou o cego, cheio de angústia.
- Eu posso indicar-te o caminho !- respondeu o coxo-mas sou coxo e não posso correr. Se tu me levares às costas, podemos fugir juntos muito mais depressa e encontrar um lugar seguro.
O cego aceitou o conselho do coxo e salvaram-se juntos.
(Bonifácio Fernandez Garcia)

Seremos capazes de olhar para dentro de nós e ver que também podemos ser coxos ou cegos nalguma coisa ?
Sabemos que há pessoas que não têm muito jeito para falar em público, outras que são péssimos cozinheiros, outros não tem a capacidade de perceber que estão a ser enganadas, outros tem dificuldade em dialogar, uns não percebem nada de carros e outros nem sequer conseguem fazer um nó a uma gravata. Também é verdade que se somos coxos na cozinha podemos ser bons na condução, não temos visão para isto ...mas temos pernas para aquilo.
Na Igreja acontece um pouco assim: uns tem mais geito para as leituras, outros para enfeitar as jarras ou decorar os altares ...uns tem jeito para a catequese, outros para tomar conta do dinheiro. Ninguém é capaz de fazer tudo sózinho na Igreja...Todos somos coxos ou cegos nalguma coisa...Na Igreja, como na vida, se nos queremos salvar a nós próprios o caminho é só um...salvar-nos todos juntos...porque vamos no mesmo barco . Temos de por as nossas qualidades e os nossos talentos ao serviço do bem comum. Cada um tem de dar o que de melhor tem de si para também obtermos o bem que os outros põem ao nosso serviço.
Olhando para nós, que qualidades é que sentimos que temos e que devemos por a render antes de quaisquer outras ?
Será que as nossas qualidades estaõ bem aproveitadas ? Será que já começamos a por os nossos talentos a render na nossa comunidade ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário