Deus criou o homem porque adora histórias. (E.Wiesel)
Espalhe amor por onde quer que vá : Primeiro que tudo na sua própria casa. Dê amor aos seus filhos, à sua esposa ou ao seu marido, ao vizinho do lado... Não deixe que alguém saia junto de si sem ir melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de Deus ; bondade no seu rosto, bondade nos seus olhos, bondade no sorriso, bondade na sua saudação calorosa.
(Madre Tereza)


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O peso da Cruz



Era uma vez um homem que, acima de tudo, queria seguir Jesus e alcançar assim o Reino dos Céus. Uma noite, enquanto dormia, teve um sonho quase real. Sonhou que lhe aparecia um anjo, a mandá-lo ir até uma clareira do bosque, onde Nosso Senhor lhe explicaria como o devia fazer. Ainda pouco tinha andado e já encontrava Jesus, a quem contou o seu desejo. Nosso Senhor olhou-o com imensa ternura, e ali mesmo arrancou do chão uma àrvore, ainda nova mas bem alta, da qual fez uma cruz, e disse-lhe : " Percorre o caminho da tua vida sempre com esta cruz e assim alcançarás o Reino de Deus". O homem começou a caminhada com grande entusiasmo e cheio de boas intenções, mas depressa percebeu que a cruz era demasiado pesada e o obrigava a caminhar devagar, às vezes mesmo dolorosamente. Numa das oportunidades em que se dispôs a descansar, apareceu-lhe o diabo, ele mesmo, que com toda a simpatia lhe ofereceu uma machada sem pedir nada em troca. Ele aceitou, vendo que era fácil de levar e, além disso, poderia ser um objeto muito útil na sua caminhada cada vez mais difícil. Passou o tempo e o homem mantinha o seu propósito, ainda que prostado pelo cansaço e angustiado pela lentidão da marcha. Então o demónio voltou a aparecer-lhe, numa nova figura e , aparentando um grande desejo de ajudar, convenceu-o a usar a machada para cortar um bocado do pé da cruz. Que diferente era agora o peso, que sensação tão agradável de levesa ! Mas com o passar do tempo, de novo sentiu o incómodo, de novo a cruz lhe pareceu um peso insuportável, e pensou que se cortasse um bocadito mais não mudava nada a sua grande missão e , mais ainda, com isso apressaria a sua chegada ao encontro com Jesus; assim, voltou a usar a machada..., uma, duas, três vezes... Finalmente morria, e entrava agora no esplendor celestial. Vê à sua frente um maravilhoso castelo, onde Jesus se prepara para o receber de braços abertos no alto de uma das torres. O homem gritou-lhe: " Senhor, esperei muito tempo por este momento. Diz-me onde está a porta, para eu entrar". Jesus respondeu-lhe "O castelo não tem portas. para entrares terás que subir pela cruz que eu te dei. É exatamente á medida". O homem, cheio de vergonha, reconheceu tê-la cortado. Chorou amargamente, tanto que acordou. Então, agradecido, voltou ao bosque para tomar a sua cruz e levá-la inteira até ao Reino dos Céus. (adp. www.interrogantes.net)







"QUEM QUISER SEGUIR-ME RENUNCIE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME"(Mc. 8, 34).






À volta da cruz de Jesus gira toda a humanidade, naquilo que tem de mais digno e de mais indigno.`A volta da cruz estamos todos, como estiveram sua mãe, Pedro, Judas ou Pilatos, ...à volta da cruz há dor, sofrimento, morte, injustiça, pecado!Dizer que queremos seguir Jesus é dizer que não nos contentamos em ser um daqueles atores à volta da cruz, mas queremos de facto morrer por Ele na cruz! Então para o cristão o que é a cruz? Será que estamos dispostos a levar a cruz, ?( sinónimo de sofrimento físico,psicológico e moral ?)





"Ou levamos a cruz ou nos deixamos esmagar por ela"Meditemos no texto seguinte do autor P.Bosmans.


«Cedo ou tarde vais dar com a cabeça naquela viga maldita que fará da tua vida uma cruz. Adoeces. Sofres um acidente. Morre a pessoa que amas. Interrompe-se a tua carreira. O teu marido ou a tua mulher engana-te ou abandona-te. Alguém te contraria, te arruína, te humilha ou te rejeita. Já não podes mais. Estás a ficar velho. A viga pode ter muitas formas e tamanhos. Não tem contemplação pelos teus títulos, pela tua posição, pelo teu nome, pela tua fama, pelas diuturnidades da tua carreira, pelas tuas relações sociais nem pelo teu êxito. És feliz. Tudo vai bem... De repente, surge aquela viga ! A cruz é uma realidade em cada vida humana. Apesar disso, são sempre muito poucas as pesoas que se enfrentam com ela. Não a aceitam, andam deprimidas... Há muitos que se perdem nela. Neurologistas e psiquiatras não podem com tanto trabalho ! Não tens outra alternativa ! Ou levas a tua cruz ou te deixas esmagar por ela ! Mas só a poderás levar se descobrires a sua função e significado. A cruz leva-te à verdade, reduz-te à tua dimensão de filho dos homens, pobre, frágil, fraco e pequeno. A cruz pode libertar-te da matéria na qual corres o risco de te afogar. Pode livrar-te da mediocridade. É como uma antena através da qual consegues captar uma mensagem de Deus. A tua opção não te livrará do sofrimento, mas salvar-te-á da falta de sentido e da inutilidade da cruz ! Volta a ser " homem"...e verás tudo diferente e muito melhor, com olhos de quem chorou ! »


Para nós cristãos, a cruz torna-se um simbolo e uma realidade a que não podemos fugir: por ela marcamos a honestidade da nossa fé e das coisas que fazemos em nome dessa fé. Fica uma pergunta para meditar: o que é para cada um de nós tomar a sua cruz ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário