Deus criou o homem porque adora histórias. (E.Wiesel)
Espalhe amor por onde quer que vá : Primeiro que tudo na sua própria casa. Dê amor aos seus filhos, à sua esposa ou ao seu marido, ao vizinho do lado... Não deixe que alguém saia junto de si sem ir melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de Deus ; bondade no seu rosto, bondade nos seus olhos, bondade no sorriso, bondade na sua saudação calorosa.
(Madre Tereza)


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Kimono

Vou contar a história de Ikyu, um monge antigo muito célebre.
Ikyu significa repouso, descanso. Era filho do imperador. Foi viver num templo ; mas toda a gente sabia que era um principe. Mais tarde chegou a ser abade do templo mais bonito de Kyoto, e introduziu a cerimónia do chá, de que é o fundador. O seu Kimono estava desfiado como o de um mendigo.
Um dia, um homem rico convidou-o par uma cerimónia comemorativa dos seus antepassados. IKyu apresentou-se na mansão vestido como um mendigo porque vivia muito pobremente, e os criados, tomando-o por um pedinte, mandaram-no embora.
Então Ikyu voltou ao templo e, pela primeira vez, vestiu um belissimo kimono violeta, um rakusu dourado, bons sapatos e uma capa de seda branca.
Assim vestido, dirigiu-se para casa do homem rico onde estavam à espera dele. Ali chegado, recitou as suas orações. Quando terminou a cerimónia, dirigiu-se para a sala de jantar e os criados encheram a mesa dele de pratos deliciosos. Então Ikyu tirou o seu Kimono e começou a dobrá-lo. " Deve estar cheio de sede", pensaram os senhores que o tinham convidado. Mas ele poisou o kimono encostado à mesa e ficou quieto, sem comer nem beber absolutamente nada.
-Por que é que você não come ? - perguntaram-lhe.
Ikyu respondeu:
-Este banquete não me foi oferecido a mim. Foi oferecido a este kimono violeta. Por isso é ele quem o deve comer.
( conto zen, in Buenos Dias 1 )


Todos nós seres humanos precisamos de nos sentir acolhidos, precisamos de nos sentir amados precisamos de nos sentir queridos pelo nosso próximo. Para sobrevivermos precisamos tanto de afetos e carinhos como de alimento. Quem não recebe carinho transforma-se num monstro, em alguém anti-social, violento, ladrão...entra no caminho da degradação fisica ou moral. As nossas cadeias estão cada vez mais cheias de delinquentes e porquê ? Porque em determinada altura das suas vidas estas pessoas foram excluidas ou marginalizadas, não foram acolhidas aceites pela sociedade. Quando olhamos para os concursos de televisão desde o Big Brother, Masterplan, Chuva de estrelas, Master Chef ou Peso Pesado, o que exploram para as audiencias é o fantasma da exclusão. As pessoas votam não é para quem deve ficar, mas sim para excluir. O medo da exclusão é de facto o ponto limite dos seres humanos. Este medo leva-nos a recorrer às etiquetas. É o caso da história do Kimono. O mesmo monge sem Kimono é excluido mas com Kimono é acolhido e desejado ! E há muitas etiquetas: as da roupa certamente, mas também a nossa condição social, a nossa casa, o nosso trabalho, a nossa religião o club a que pertencemos ou o partido. Quanto mais temos mais etiquetas podemos comprar ; isto é em vez de um Kimono podemos ter dois ou três, apenas para não sermos excluidos por as pessoas se cansarem de nos ver com o mesmo. O problema é só um, quanto mais lidamos com etiquetas, mais nos esquecemos das pessoas. Por isso fazemos leis de relação.: A um juiz trata-se assim, a um padre , assim a um colega, deste modo a um pobre doutro a um rico de outra maneira.
Quando saímos à rua no turbilhão do trabalho, no autocarro, do metro do comboio, não vemos pessoas brancas ou negras , de esquerda ou de direita, do PS ou do PSD, do Porto ou do Benfica, Católicos ou Muçulmanos, só pessoas, pessoas apressadas, a lutar pela vida.
Quando vamos ao hospital não vemos pessoas pobres ou ricas, boas ou más, do norte ou do sul, só vemos pessoas doentes, pessoas que sofrem. Porquê então fazer distinção entre as pessoas ?Porquê colocar-lhes, rótulos, pintá-las de uma cor? Por que classificá-las de boas ou más de direita ou de esquerda, do Benfica ou do Sporting , brancas ou negras ? Acabemos com esta estupidez ! Basta de criar tumultos ! Basta de exclusões ! Sem Kimonos, vamos criar laços estender as nossas mãos a esquerda e a direita para irmanar as pessoas entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário