Deus criou o homem porque adora histórias. (E.Wiesel)
Espalhe amor por onde quer que vá : Primeiro que tudo na sua própria casa. Dê amor aos seus filhos, à sua esposa ou ao seu marido, ao vizinho do lado... Não deixe que alguém saia junto de si sem ir melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de Deus ; bondade no seu rosto, bondade nos seus olhos, bondade no sorriso, bondade na sua saudação calorosa.
(Madre Tereza)


terça-feira, 19 de julho de 2011

Ter fé

Altas horas da noite, brutal incêndio envolveu uma residência de dois andares. Em estado de pânico, os familiares tentaram salvar às pressas o que era possível salvar. Quando as labaredas já envolviam totalmente a casa, deram pela falta do filho mais novo, de cinco anos. Brados de socorro misturavam-se aos densos rolos de fumaça. Era o Joãozinho, retido no segundo andar do sobrado. Uma criança indefesa, perdida, desesperada, dentro de casa. A sua casa em chamas.
E o grito do pai ecoou, do lado de fora:
-Joga-te lá de cima, meu filho! Joga-te, sem medo!.
- Mas eu não vejo nada nem ninguém, pai...
- Mas eu vejo-te, meu filho!. É o que basta...


Confiante, Joãozinho atirou-se no escuro. E caiu nos braços do pai, são e salvo.
O ser humano tem medo. De tantas coisas. De tudo. Até de si mesmo, da própria sombra. E de se jogar de corpo e alma, tranquilo e confiante pacificado e filial, nos braços do Pai.
"A fé é um salto no escuro para os braços do Deus. Quem não tem fé não salta nem é abraçado. Fica apenas no escuro". ( Roque schneider-Quando a fé ilumina )

Quando consideramos a relação de Deus com o homem concreto, comigo contigo com a dona Maria ou com o chinês que estuda no 8º ano, os nossos esquemas mentais não conseguem abranger fácilmente um Deus assim capaz de amar a todos ao mesmo tempo, com solicitude e carinho de Pai, a atuar com dons de amor no dia a dia de cada um e de todos. Bem podemos dizer como o Joãozinho do incêndio : não vemos!
Se considerarmos o Universo, a grandiosidade do Universo, estrelas para além de estrelas, galáxias para além de galáxias e olharmos assim um homem concreto num planetazito perdido no meio disto tudo, também aí nos custa abranger fácilmente um Deus que no meio desta grandiosidade toda esteja paternalmente atento a um Carlos ou a um Angélico qualquer, que posso ser eu. Bem poderei gritar : " Salva-me Senhor que é pouca a minha fé!".
E para nós que temos problemas muito concretos, problemas de família, de habitação, de emprego,que passamos pela provação, pela doença, pelo fracasso, pelo desespero, pela dúvida e incompreensão etc, não temos outra alternativa, ou Deus tem algo a ver, a dizer a acompanhar a nossa vida, ou Deus ainda que seja o ser mais bondoso imaginável, nada tem a ver connosco, nada me interessa.
O mais forte salto de fé consiste precisamente em acreditar que Deus neste momento (seja em que momento for) está ao nosso lado, a pensar em nós, e a dizer-nos : " Não tenhais medo!".
Mesmo quando as dificuldades mais nos afundam na vida, é bom sabermos que além da água que nos afoga ou da chama que nos queima, há um Deus que nos quer salvar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário