Deus criou o homem porque adora histórias. (E.Wiesel)
Espalhe amor por onde quer que vá : Primeiro que tudo na sua própria casa. Dê amor aos seus filhos, à sua esposa ou ao seu marido, ao vizinho do lado... Não deixe que alguém saia junto de si sem ir melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de Deus ; bondade no seu rosto, bondade nos seus olhos, bondade no sorriso, bondade na sua saudação calorosa.
(Madre Tereza)


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sonhar... por quê ?

Ele era um jovem que morava no Centro Oeste dos Estados Unidos. Por ser filho de um domador de cavalos, tinha uma vida quase nómada, mas desejava estudar. Perseguia o ideal da cultura. Dormia nas estrebarias, trabalhava os animais fogosos e, nos intervalos, à noite, ele procurava a escola para iluminar a sua inteligência.



Numa dessas escolas, certa vez, o professor pediu à classe que cada aluno relatasse o seu sonho.
O que desejariam para as suas vidas. O jovem, cheio de entusiasmo, escreveu sete páginas. Desejava, no futuro, possuir uma área de 80 hectares e morar numa enorme casa de 400 metros quadrados. Desejava ter uma família muito bem constituída. Estava tão entusiasmado, que não só descreveu, mas desenhou mesmo a casa que ele sonhava, as cocheiras, os curris, o pomar. Tudo nos mínimos detalhes. Quando entregou o seu trabalho, ficou esperando, ansioso, as palavras de elogio do seu mestre.
Contudo, três dias depois, o trabalho foi-lhe devolvido com uma nota mediocre. Depois da aula, o professor chamou-o e disse-lhe : o teu sonho é absurdo. Tu és filho de um domador de cavalos. Tu vais ser um simples domador de cavalos. Escreve sobre um sonho que se possa tornar realidade e eu dou-te uma nota melhor.
O jovem foi para casa muito triste e contou ao pai o que tinha acontecido. Depois de o ouvir com calma, o pai respondeu-lhe : - O sonho é teu, meu filho, faz o que quizeres... Essa decisão é tua :
persistires nesse sonho ou procurar outro.
O jovem meditou e, no dia seguinte, entregou a mesma página ao professor. Disse-lhe que ficaria com a nota ruim mas não abandonaria o seu sonho.
Esta história foi contada para várias crianças pelo dono de um rancho de 80 hectares, uma enorme casa de 400 metros quadrados e uma familia muito bem constituida, próximo de um colégio famoso dos Estados Unidos.
Quando terminou a história, o dono do rancho revelou ser ele o jovem que teve a nota ruim, mas que não desistiu do seu sonho.
E o mais incrível é que depois de 30 anos o velho professor o tem visitado com os seus alunos.
Um dia confessou-lhe : - Fico feliz por o seu sonho ter sobrevivido à minha inveja. Naquela época eu era um atormentado. Tinha inveja das pessoas sonhadoras. Se calhar destruí muitas vidas, roubando o sonho de muitos jovens idealistas. Mas, graças a Deus, não consegui destruir o seu sonho... Sonhar é da natureza humana. Tudo o que existe no mundo, um dia foi elaborado, pensado e meditado por alguém. Antes de ser concretizado em cimento, mármore, madeira ou papel... foi um sonho !!!
www.eJesus.com.br


Também Jesus tem um sonho. Esse sonho é transformar o mundo de modo que as relações entre as pessoas sejam expressão do próprio Reino de Deus : partilha de bens materiais, pureza de coração, prática da justiça, compaixão e misericórdia, procura da paz, comunhão com Deus. É este objetivo que ele persegue na sua vida, mesmo que vá modificando as estratégias para o conseguir. Com esse sonho Jesus convenceu-se de que era capaz de mudar o mundo ! Não sozinho evidentemente ! Mas a começar por ele ! De facto, se tem esse projeto para si, é porque estava convencido de que era possível. O que parece uma loucura... E todavia ele mudou o mundo ! E não conseguiu isso só porque era Deus ; muitos outros, para o bem ou para o mal, também mudaram o mundo : recordemos por exemplo Francisco de Assis ou Ghandi .

"Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discíplos aproximaram-se dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo :
Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. ........." Ler (Mt. 5, 1-12)

Jesus guiado por este sonho das bem aventuranças, não fica na expetativa, mas começa ele próprio a fazer...
Nós cristãos que somos uma minoria precisamos de encarnar em nós o espírito e o sonho, a nova conceção e o novo objetivo, das bem aventuranças.
Precisamos também de sonhar que este mundo das bem aventuranças é possível, já agora tanto quanto nós nos pusermos a fazê-lo.
Para Jesus foi absolutamente verdade aquilo que diz o poeta : " o sonho comanda a vida ".
E para nós ? Quem comanda a nossa vida ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário