Deus criou o homem porque adora histórias. (E.Wiesel)
Espalhe amor por onde quer que vá : Primeiro que tudo na sua própria casa. Dê amor aos seus filhos, à sua esposa ou ao seu marido, ao vizinho do lado... Não deixe que alguém saia junto de si sem ir melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de Deus ; bondade no seu rosto, bondade nos seus olhos, bondade no sorriso, bondade na sua saudação calorosa.
(Madre Tereza)


quarta-feira, 5 de abril de 2017

A colher e o oceano

Conta-se que um dia, Aristóteles caminhava pela praia, perto do mar, quando viu um homem trazendo água do mar numa colher e jogando-a num pequeno buraco que havia cavado na areia.
Aristóteles andava ás voltas com os seus próprios problemas.Não deu muita importância ao facto – uma vez, duas, chegou mais perto e ficou olhando para o homem, mas este estava tão absorto que Aristóteles ficou curioso: 
- O que está fazendo?
 Era difícil de acreditar; o homem estava completamente absorto. Ia até o mar, enchia a colher, trazia água, colocava-a no buraco,e voltava para o mar…


Por fim, Aristóteles disse: 
- Espere! Não quero perturbá-lo, mas o que você está fazendo? Está me a deixar tremendamente curioso!
O homem disse: 
- Vou colocar todo o oceano neste buraco.
Aristóteles riu-se. Disse: 
- Você é um tolo! Isso não vai acontecer. Você é simplesmente louco e só está a perder tempo! Olhe a vastidão do oceano e a pequenez do seu buraco – e com uma colherzinha você pretende trazer o oceano para este buraco? Está simplesmente louco! Vá para casa e descanse um pouco.
O homem riu-se ainda mais alto que Aristóteles e disse: 
- Sim, irei, pois o meu trabalho está feito!
Aristóteles disse: 
- O que você quer dizer com isso?”
Ele respondeu:
- O mesmo que você – só que a sua tolice é ainda maior. Olhe para sua cabeça: ela é menor que o meu buraco. E olhe para o Divino, para a Existência: é muito mais vasta do que o oceano. E sua lógica, será que é maior que minha colher?”
E o homem lá se foi, às gargalhadas.

Osho-adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário